PILARES DO SUCESSO: PRINCÍPIOS PRESENTES NO MARKETING E NO ESPORTE QUE LEVAM AO SUCESSO
Citação de Nailson Campos em 25 de junho de 2024, 14:50Olá Conecte-se, aqui é o Nailson, Gerente de Marketing da M2 Multinegócios, e é um prazer estar aqui, podendo compartilhar conhecimento com cada um de vocês. Gostaria de falar um pouco sobre este assunto que gosto bastante, o Marketing, e o quanto podemos observar princípios tanto nesta área como no esporte, por exemplo, e mostrar para você que estes princípios são aplicáveis em nossa vida pessoal e vida profissional. Vamos lá?
Quando falamos de Marketing, existem pilares que devem ser levantados pois são de suma importância para que as ações de uma empresa tenham sucesso. São eles: excelência, foco e persistência. Funciona como um jogo, em que deve-se ter uma tática muito bem planejada e uma dedicação fora do comum para fazer com que cada atitude seja executada de forma correta. Exige muito estudo, pesquisa e desenvolvimento de habilidades para que esta área das empresas sejam as mais eficientes possíveis. Não muito diferente disso, por trás de um jogo de basquete por exemplo, existe muita determinação, treinos diários, realizados de maneira incansável, até situações pré ou pós treino, onde vemos atletas se dedicando para se desenvolverem e estarem em alta performance durante os jogos. Hortência, ícone do basquete feminino, medalhista de ouro pela Seleção Brasileira de ouro nos jogos olímpicos (Los Angeles 1984, Seul 1988), personifica muito bem esses pilares citados aqui anteriormente. Quando atleta, ela se destacava por seu compromisso e perseverança. Treinando não só apenas durante os horários oficiais de treinamento, mas antes e depois de cada um dos treinos, buscando aperfeiçoar suas habilidades e excelência em sua arte. Hortência se dedicava horas, com o objetivo de realizar 1000 cestas diariamente, tudo isso para lhe fazer mais capacitada para a hora dos jogos. No marketing, essa determinação para ir além do esperado e superar obstáculos é o que diferencia os profissionais de destaque. Essa busca por entregar algo a mais, conhecida como "overdelivery", é essencial para o sucesso. Profissionais que desenvolvem suas habilidades entregam sua “arte” com mais maestria e suas ideias são aquelas que trazem os melhores resultados.
Oscar, outro grande nome do basquete, conhecido como "Mão Santa", não conquistou esse apelido por acaso. Seus treinamentos diários incansáveis o tornaram um dos maiores arremessadores de todos os tempos, fazendo dele o maior cestinha (49.737 pontos) da história mundial do basquete até o ano de 2023, quando foi superado por LeBron James. No marketing, a dedicação constante para aprimorar estratégias e habilidades também é crucial para alcançar resultados excepcionais. A busca constante por entender o público, seu comportamento e a definição de campanhas que realmente façam a diferença são características dos profissionais de sucesso. Campanhas que ficam marcadas na mente do consumidor e que dificilmente são substituídas por terem sido tão memoráveis para quem as consome.
Por falar em memorável, temos um grande ídolo nacional que marcou as manhãs de domingo de muitos brasileiros entre as décadas 1980 e 1990, Ayrton Senna. O piloto de fórmula 1 se destacava não só por ser um exímio corredor, mas por todo seu trabalho por trás dos bastidores. Senna sempre estava junto ao seu mecânico, para conhecer cada detalhe de seu carro e dar opiniões a respeito de ajustes que pudessem potencializar sua performance. Um episódio muito interessante com Ayrton ainda iniciando sua vida no automobilismo, fez dele também um piloto imbatível em dias de chuva. Quando mais novo, ele perde uma corrida de Kart ao derrapar na chuva, e ele faz desse acontecimento um marco para melhorar seu desempenho nas corridas com dias chuvosos. Toda vez que chovia ele pegava seu veículo e ia treinar, com foco em melhorar seus reflexos e se tornar invencível. O exemplo de Ayrton demonstra o quanto estar perto do processo lhe gera resultados grandiosos, e que tropeços podem acontecer, mas devemos fazer deles uma alavanca para sermos ainda melhores. Um profissional de marketing deve se aperfeiçoar para conhecer todos os processos e realizar as ações corretas para fazer com que suas campanhas entreguem resultados além do esperado, e havendo algum erro ou imprevisto, recalcular a rota, alinhar as ações e executá-las, pois o sucesso virá.
Assim como esses atletas se tornaram referências em seus campos, uma campanha de marketing bem-sucedida aspira criar uma marca forte e reconhecida. O sucesso não vem da noite para o dia, mas sim da consistência e do esforço contínuo ao longo do tempo.
Portanto, ao observarmos as trajetórias de Ayrton, Oscar e Hortência, podemos aprender valiosas lições sobre como aplicar os princípios fundamentais do esporte - excelência, foco e persistência - ao mundo do marketing, garantindo resultados duradouros e significativos. Ao buscarmos a excelência em tudo o que fazemos, podemos alcançar resultados extraordinários.
Espero que você tenha gostado e aprendido com esse texto. Que você aplique cada princípio em sua vida, pois você verá o sucesso acontecer. Fique na paz, fique com Deus!
Olá Conecte-se, aqui é o Nailson, Gerente de Marketing da M2 Multinegócios, e é um prazer estar aqui, podendo compartilhar conhecimento com cada um de vocês. Gostaria de falar um pouco sobre este assunto que gosto bastante, o Marketing, e o quanto podemos observar princípios tanto nesta área como no esporte, por exemplo, e mostrar para você que estes princípios são aplicáveis em nossa vida pessoal e vida profissional. Vamos lá?
Quando falamos de Marketing, existem pilares que devem ser levantados pois são de suma importância para que as ações de uma empresa tenham sucesso. São eles: excelência, foco e persistência. Funciona como um jogo, em que deve-se ter uma tática muito bem planejada e uma dedicação fora do comum para fazer com que cada atitude seja executada de forma correta. Exige muito estudo, pesquisa e desenvolvimento de habilidades para que esta área das empresas sejam as mais eficientes possíveis. Não muito diferente disso, por trás de um jogo de basquete por exemplo, existe muita determinação, treinos diários, realizados de maneira incansável, até situações pré ou pós treino, onde vemos atletas se dedicando para se desenvolverem e estarem em alta performance durante os jogos. Hortência, ícone do basquete feminino, medalhista de ouro pela Seleção Brasileira de ouro nos jogos olímpicos (Los Angeles 1984, Seul 1988), personifica muito bem esses pilares citados aqui anteriormente. Quando atleta, ela se destacava por seu compromisso e perseverança. Treinando não só apenas durante os horários oficiais de treinamento, mas antes e depois de cada um dos treinos, buscando aperfeiçoar suas habilidades e excelência em sua arte. Hortência se dedicava horas, com o objetivo de realizar 1000 cestas diariamente, tudo isso para lhe fazer mais capacitada para a hora dos jogos. No marketing, essa determinação para ir além do esperado e superar obstáculos é o que diferencia os profissionais de destaque. Essa busca por entregar algo a mais, conhecida como "overdelivery", é essencial para o sucesso. Profissionais que desenvolvem suas habilidades entregam sua “arte” com mais maestria e suas ideias são aquelas que trazem os melhores resultados.
Oscar, outro grande nome do basquete, conhecido como "Mão Santa", não conquistou esse apelido por acaso. Seus treinamentos diários incansáveis o tornaram um dos maiores arremessadores de todos os tempos, fazendo dele o maior cestinha (49.737 pontos) da história mundial do basquete até o ano de 2023, quando foi superado por LeBron James. No marketing, a dedicação constante para aprimorar estratégias e habilidades também é crucial para alcançar resultados excepcionais. A busca constante por entender o público, seu comportamento e a definição de campanhas que realmente façam a diferença são características dos profissionais de sucesso. Campanhas que ficam marcadas na mente do consumidor e que dificilmente são substituídas por terem sido tão memoráveis para quem as consome.
Por falar em memorável, temos um grande ídolo nacional que marcou as manhãs de domingo de muitos brasileiros entre as décadas 1980 e 1990, Ayrton Senna. O piloto de fórmula 1 se destacava não só por ser um exímio corredor, mas por todo seu trabalho por trás dos bastidores. Senna sempre estava junto ao seu mecânico, para conhecer cada detalhe de seu carro e dar opiniões a respeito de ajustes que pudessem potencializar sua performance. Um episódio muito interessante com Ayrton ainda iniciando sua vida no automobilismo, fez dele também um piloto imbatível em dias de chuva. Quando mais novo, ele perde uma corrida de Kart ao derrapar na chuva, e ele faz desse acontecimento um marco para melhorar seu desempenho nas corridas com dias chuvosos. Toda vez que chovia ele pegava seu veículo e ia treinar, com foco em melhorar seus reflexos e se tornar invencível. O exemplo de Ayrton demonstra o quanto estar perto do processo lhe gera resultados grandiosos, e que tropeços podem acontecer, mas devemos fazer deles uma alavanca para sermos ainda melhores. Um profissional de marketing deve se aperfeiçoar para conhecer todos os processos e realizar as ações corretas para fazer com que suas campanhas entreguem resultados além do esperado, e havendo algum erro ou imprevisto, recalcular a rota, alinhar as ações e executá-las, pois o sucesso virá.
Assim como esses atletas se tornaram referências em seus campos, uma campanha de marketing bem-sucedida aspira criar uma marca forte e reconhecida. O sucesso não vem da noite para o dia, mas sim da consistência e do esforço contínuo ao longo do tempo.
Portanto, ao observarmos as trajetórias de Ayrton, Oscar e Hortência, podemos aprender valiosas lições sobre como aplicar os princípios fundamentais do esporte - excelência, foco e persistência - ao mundo do marketing, garantindo resultados duradouros e significativos. Ao buscarmos a excelência em tudo o que fazemos, podemos alcançar resultados extraordinários.
Espero que você tenha gostado e aprendido com esse texto. Que você aplique cada princípio em sua vida, pois você verá o sucesso acontecer. Fique na paz, fique com Deus!