Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Conecte-seCategoria exemplo: InsightsEntropia do Caos: A ordem atraves …
Por favor ou Cadastrar para criar postagens e tópicos

Entropia do Caos: A ordem atraves da desordem

Olá, tudo bem? Sou Clebersom Albertt, Cientista da Computação e apaixonado pelo universo. Assim como o cosmos é imenso e complexo, os padrões de comportamento e pensamentos impostos pela sociedade também são vastos e entrelaçados.

Padrões esses que moldam o que é considerado “normal” ou “aceitável”. Ser diferente é sair desses padrões. Ao se destacar, geramos uma entropia social, uma quebra no equilíbrio formando o que aparente ser uma desordem.

A entropia é uma propriedade da termodinâmica que mede o grau da desordem ou aleatoriedade em um sistema. Simplificando, é uma quantidade física que indica o grau de liberdade ou o número de maneiras que as partículas de um sistema podem ser organizadas. A segunda lei da termodinâmica, diz que a entropia de um sistema fechado, tende a aumentar ou, no máximo, permanecer a mesma. Ou seja, naturalmente, quanto maior a desordem e caos, maior é a sua entropia.

Na sociedade, podemos dizer que a entropia é o grau de afastamento do aceitável pela sociedade. Quando indivíduos ou grupos se destacam por serem diferentes, eles introduzem novas variáveis no sistema, o que perturba a ordem, aumentando sua entropia.

A ordem, é o caos de algo que conceituamos como ordenado, e para volta ao seu estado original, um caos se instala. Mas, na verdade, no seu estado considerado de caos, ele está ordenado, o caos acontece verdadeiramente quando tentamos ordená-lo para que o mesmo obedeça aos nossos padrões.

Entretanto, o caos não é apenas confusão como a maioria imagina, também podemos encontrar beleza no caos.  No caos encontramos harmonia e significado em situações que parecem desordenadas ou caóticas. Um exemplo são os fractais, eles são padrões geométricos que se repetem em diferentes escalas e são encontrados em vários locais como formações de montanhas, redes de rios e até mesmo nos padrões das folhas das árvores. Outro exemplo, são as estrelas, que nascem quando nuvens de gás e poeira no espaço se comprimem e aquecem, criando uma pressão intensa que faz o gás brilhar.

Não tem como falarmos de caos, sem falar do problema dos três corpos. O mesmo consiste em determinar o movimento de três corpos sob a lei da gravidade mútua, como, por exemplo, temos a Terra, a Lua e o Sol.

Ao tomar a posição, velocidade e massa inicial de cada um e calcular seu próximo movimento segundo a lei do movimento de Newton e gravitação universal, percebemos que o resultado é um movimento caótico ou regular que finaliza na desintegração do sistema.

Ou seja, o caos e a entropia revelam que a desordem não é apenas destrutiva, mas uma fonte de inovação e beleza. Na sociedade, pessoas que quebram padrões, introduzem novas ideias e perspectivas na sociedade, que apesar de gerar um caos, com fatores estabilizadores podem gerar um equilíbrio e criar um novo padrão. Mesmo sistemas governados por leis, podem ter comportamentos complexos e probabilísticos que os torna imprevisíveis. Apesar disso, o universo consegue ser harmônico, quer saber como? Convido você a ver A Harmonia do Universo e a Assinatura Divina. Mas lembre-se: “Do caos nascem as estrelas.” - Charles Chaplin

CCSLZ e danylo cadete reagiram a esta postagem.
CCSLZdanylo cadete